NSC-PT

Sê bem-vindo ao projecto "Nation Song Contest"!

Para aceder livremente à comunidade, é importante ler o "Regulamento de Utilização" antes de efetuar o registo.

Diverte-te e desfruta da boa música de Aporue!

NATION SONG CONTEST - REBORN

Compartilhe
    Rafa
    Membro Lendário
    Membro Lendário

Mensagem por Rafa em Sex Set 29 2017, 23:02

Como todos nós já notámos, o NSC está falido actualmente. Já não há praticamente interesse da parte de ninguém em continuar a participar, e isso verifica-se pelo número de países que neste momento está activo. Menos de 20. Em tempos tivemos 50. O que está mal? Muita coisa.
    O NSC completou uma década de existência em 2017, e há 10 anos atrás, a internet não era a mesma coisa que é hoje em dia, não tínhamos a mesma tecnologia que hoje está ao alcance de todos, como por exemplo, as redes sociais.
    Utilizar fóruns e websites como plataformas para concursos musicais era algo muito em voga na altura e durante alguns anos que se seguiram. A partir de meados desta década deu-se um decréscimo desse género de concursos, e o NSC foi dos poucos que sobreviveu, ainda com algum movimento. Movimento esse que neste momento é quase inexistente.
    Eis a minha teoria: os fóruns tornaram-se completamente obsoletos para a realização de concursos.

Qual é a minha ideia?

Utilizar uma plataforma que é actualmente comum a praticamente toda a gente. O Facebook. Neste momento existem inúmeros concursos que se realizam em grupos de Facebook e com muito sucesso.
    O NSC tem uma página de Facebook, mas está morta. Com isto, pretendo criar uma nova, acessível a toda a gente que queira participar e dar continuidade ao projecto do NSC.

Como se vai proceder?

Da mesma forma que foi feito nos últimos 10 anos, mas com algumas diferenças. Haverá mais interactividade, será mais acessível, visto que não é preciso logins nem estar a abrir sites e páginas diferentes. Estará tudo concentrado no mesmo feed.
    Coisas como sorteios, finais nacionais, galas de resultados podem ser realizadas no Facebook, inclusivé com directos.

O fórum é para desaparecer?

Não. O fórum continua a existir e pode servir de arquivo para o concurso. As galas podem ser postadas no fórum como sempre foi feito, por exemplo. A biblioteca das canções também continuará lá, assim como todo o arquivo de cada país, que continuará sob controlo de cada utilizador.

Qual é o objectivo desta mudança?
    O NSC voltar a ser o que era nos seus primeiros anos de vida. Vai ser complicado, mas é possível. Trazer o máximo de participantes possível de modo a dinamizar o concurso. Celebrar a música mundial como sempre foi o objectivo principal do Nation Song Contest. Contamos com todos! Não vamos deixar o NSC morrer!

Então, concordam com as ideias? A discussão fica aberta durante a edição a decorrer.
    Filip
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR

Re: NATION SONG CONTEST - REBORN

Mensagem por Filip em Sab Set 30 2017, 16:24

*EU SEI QUE É GRANDE, MAS LEIAM*

Estou no NSC há quase 10 anos e nunca assisti a uma crise como esta.

Já passámos por muitas. Houve crises que nos levaram muitas pessoas que acabaram por nunca mais voltar. Houve crises que destruíram amizades, houve crises que tornaram o fórum num espaço de intriga, troca de insultos e fortíssimas discussões. Mas sobrevivemos a todas. O núcleo principal desta comunidade (no qual com muito orgulho me incluo) foi sempre forte o suficiente para aguentar e manter-se firme. Nunca desistimos. Os que saíam eram substituídos - Era comum aparecer sangue novo, pessoas entusiamadas com o fórum e com a ideia de criar e participar na nossa própria Eurovisão, pessoas participativas, que ao contrário de muitas outras, não apareciam só para fazer número. As discussões acabavam por cessar mais tarde ou mais cedo e a amizade prevalecia sempre. O mau ambiente era contrariado com humor, conversas e spam. A passividade encorajava as pessoas a criar concursos novos e a participar mais, e não a cruzar ainda mais os braços. O entusiasmo era recuperado com os lives e revelações excitantes de resultados. Descobria-se com prazer música nova quando mais nada restava.

Sim, as crises existiram - mas fomos sempre capazes de dar a volta.

Não sei se desta vez vai ser possível. Esta crise é muito mais dura que todas as outras. É muito mais complicada. As outras, na maior parte das vezes, surgiam porque as pessoas viviam este fórum e este concurso com muita intensidade, então eram comuns as discussões relativas a pontos trocados, músicas disputadas, desconfianças de jogos de bastidores, regras não respeitadas, etc. Hoje, a crise deve-se precisamente ao contrário - Se antigamente se discutia porque se vivia isto em demasia, hoje nem sequer se discute. E todos sabemos que não há estado pior do que o silêncio e a indiferença - normalmente, nada sobrevive depois disso. As discussões acabam, os problemas resolvem-se - mas do desprezo, desinteresse, indiferença e vazio não costuma nascer nada.

Mas isto não é de agora. Este problema já existe há quase 4 anos. Foi nessa altura que comecei a sentir que o fórum deixava aos poucos de ser a sala de estar da comunidade e passou a ser uma espécie de hall de entrada. O pessoal falava de vez em quando, trocava meia dúzia de comentários no início e no fim da edição, publicitava a final nacional, mas as conversas que antes enchiam o tópico de comentários com quase 2000 mensagens passavam-se agora no facebook, ou no chat de grupo ou em privado, as brincadeiras, as parvoíces, o spam passou a viver nas redes sociais, onde a resposta é mais imediata e onde, muito francamente, é mais prático falar. Depois, foi uma questão de tempo até perdermos o básico - Deixámos aos poucos de comentar as finais, de comentar no início de cada NSC, de sequer comentar os resultados finais e deixar as nossas opiniões sobre as participações de todos os países, ou até de congratular quem tinha acabado de vencer. As finais foram perdendo identidade, as pessoas a paciência para criar grafismos, e por consequência a vontade também de participar nas finais dos outros. Eu fui provavelmente a pessoa que mais sentiu na pele esta quebra de interesse no fórum, pois nestes últimos 3 anos organizei 7 NSC's e uns 10 SC's, a maior parte deles seguidos. Era muito complicado trabalhar tanto em projetos que depois não recebiam qualquer tipo de atenção. Muito sinceramente, não tenho qualquer ideia que possa dar de volta às pessoas o hábito de postar no fórum e voltar a tornar este site naquilo que foi durante muito tempo - uma segunda casa.

Infelizmente, o buraco está mais fundo. Aquilo que tem feito a comunidade sobreviver durante estes 4 anos de declínio no fórum tem sido, tal como eu disse acima, o chat de Facebook - no entanto, ele encontra-se hoje em completo abandono. Perdemos então aquilo que nos mantinha vivos. Perdemos o que nos restava. As relações entre nós deixaram de existir. As pessoas deixaram de ser amigas umas das outras, já não somos um grupo, já não somos aqueles que no dia 25 de Abril do ano passado se encontraram e passearam juntos em Lisboa. Já não nos conhecemos. Pior do que perder o interesse no NSC, perdemos o interesse uns nos outros. Antes, passavamos horas a falar por lá. Era impossível calar-nos, falavamos de tudo, o NSC na maior parte das vezes nem sequer fazia parte dos nossos assuntos. E por muito que me custasse ver este fórum mais calminho e com poucos comentários, pelo menos estávamos por lá, a dar gás àquilo que realmente importa, àquilo que faz e sempre fez este fórum - a amizade. Mas ela agora parece que deixou de existir...

Não digo isto porque me tenha zangado com alguém. Continuo amigo de todos, mas já não falo com grande parte. Não deito as culpas em ninguém. A vida é mesmo assim, as pessoas ganham outros interesses, ganham outras prioridades, entram na Universidade, têm teses para fazer, têm empregos, têm novas relações. Mas nunca imaginei que nos fossemos separar desta maneira.

Tudo isto é um peso enorme que este fórum não consegue suportar. O desinteresse, a falta de pessoas novas com entusiasmo que sejam capazes de ocupar os lugares dos que foram embora, a falta de hábito, o quebrar das relações. É quase impossível manter um espaço sem essas coisas todas.

Infelizmente, pareço ser dos únicos com vontade de fazer alguma coisa, embora confesse que tenho receio de me comprometer com uma missão tão complicada. Mas tenho um amor enorme a este espaço, fiz aqui amigos de verdade, conheci aqui as pessoas mais importantes da minha vida. Cresci aqui - afinal de contas, tinha 15 anos quando cá cheguei! E é muito doloroso ver o estado em que isto se encontra. E numa espécie de último fôlego eu digo - Quero resolver isto tudo, mas preciso da vossa ajuda.

Não sei se a solução do Rafa é a ideal, mas pelo menos ele apresentou uma. Passar o concurso para o Facebook é uma ideia entusiasmante mas também assustadora. Não sei como se vão conseguir fazer finais por lá, ou até galas, mas é uma coisa que se pode tratar com o tempo. Tenho muito receio que o concurso perca a sua "alma" e seja só mais um nas redes sociais, mas também tenho curiosidade em saber se assim, deste modo mais direto, vamos ter mais participação, comentários, interação e ter de volta a união que antes nos tornava tão únicos. É um assunto a discutir. A realizar, é a maior mudança da história deste concurso - e como qualquer outra mudança drástica, pode correr muito bem ou muito mal. Mas no final, cabe sempre a nós TODOS fazer com que isto dê certo.

Por agora não tenho ideias para apresentar. Pensei algumas vezes durante este ano que estive ausente em coisas que se poderiam fazer, mas nunca tive nenhuma epifania. Portanto, até surgir algo melhor, apoio esta ideia, e comprometo-me desde já a ajudar a tratar de tudo o que seja preciso para isto avançar.

Peço-vos, por favor, comentem este tópico. Quero muito saber o que todos pensam sobre o estado do fórum, sobre esta proposta e conhecer também as vossas ideias sobre o futuro do NSC.

Eu não quero que isto morra. E duvido que alguém queira. Vamos lá pessoal! cheers
    Woody
    Membro de Prata
    Membro de Prata

Mensagem por Woody em Sab Set 30 2017, 17:38

Não sou administrador e só estou no NSC há, sensivelmente, 2 anos, pelo que a minha opinião pouco conta. Ainda assim, como disse o Filipe, a ideia do concurso passar para o Facebook é um pouco assustadora e corre o risco de perder a sua identidade fazendo com que as pessoas que ainda resistem queiram desistir de vez do concurso. 
    Também não tenho nenhuma ideia melhor, mas se calhar se se falasse com todos os foristas, presentes e não presentes, talvez se pudesse chegar a um consenso, pelo menos para reunir forças para não deixar o concurso morrer. 

Diogo Martins
    Membro Rookie
    Membro Rookie

Mensagem por Diogo Martins em Sab Set 30 2017, 18:16

Eu só estou aqui neste concurso porque me convidaram à meia duzia de meses. Não conheço muito este concurso. Sou um novato. 
    A ideia de passar para as redes sociais não parece má ideia pois é mais facil para interagir e/ou aceder ao concurso mas por outr lado no facebook há dezenas (para não dizer centenas) de concursos... O NSC seria mais um no meio de tantos.
    Simmy
    Membro de Ouro
    Membro de Ouro

Mensagem por Simmy em Sab Set 30 2017, 18:21

Participar num Fórum, seja qual for a temática, permite um certo anominato, algo essencial para alguns foristas.
    Passando para o Facebook, alguns não quererão participar por isso.

Aqui somos Aporue. No Facebook seríamos apenas mais um concursozeco relacionado com a Eurovisão.

Façam o que entenderem. Shipoopi deixará de existir se passarem para o Facebook.
    Bloody
    Membro de Prata
    Membro de Prata

Mensagem por Bloody em Sab Set 30 2017, 19:16

Um shoutout para o incrível texto do Filipe! Embora só tenha três anos destas "andanças", concordo com tudo o que disseste. 

Pessoalmente, não concordo com a ideia do Rafa, embora preze a sua tentativa de tentar dar um novo - e funcional - rumo ao NSC. Eu acho que a existência do Fórum só torna as coisas únicas. Temos os nossos países, vemos grafismos e layouts diferentes mês a mês, organizamos edições de uma forma diferente e mais organizada. Claro, também podemos ver isto tudo num grupo do Facebook, mas esta plataforma é muito mais prática. 

Eu acho, também, que as pessoas não deviam dar tanta (ou ter dado) importância a isto... É um concurso, ainda por cima na *internet*. Deve ser levado com fair-play - por ser um concurso - e levado na "brincadeira" - porque é na internet. Para além de não dar assim tanta importância, é necessário ter os pés assentes na terra. Claro, podemos divertir-nos, como foi feito durante os vários anos de NSC, e fazer amigos, mas sempre a ser racionais. Não sei se compreendem o meu ponto de vista.
    Rafa
    Membro Lendário
    Membro Lendário

Mensagem por Rafa em Sab Set 30 2017, 19:59

A minha ideia foi apenas para chamar mais gente e acabar com o estado em que o NSC se encontra actualmente... Já ninguém se dá ao trabalho de postar no fórum, enviar mp's e afins. Esqueçam, isso não vai mudar. O que as pessoas querem é cenas mais directas e fáceis de fazer. E como eu disse, o fórum não tem de acabar, o grafismo pode continuar a haver indepentemente do concurso decorrer inteiramente ou parcialmente aqui apenas. Apenas ideias...
    RFonseca
    Membro de Bronze
    Membro de Bronze

Mensagem por RFonseca em Sab Set 30 2017, 22:08

Não concordo muito com a ideia de passar as coisas para o Facebook. Uma das razões pela qual o NSC difere dos imensos grupos de ESC fictícios é que existe liberdade para imensas coisas aqui. Por exemplo, uma das coisas que me veio logo à mente são as finais nacionais. Como seria na realidade? Colocávamos 3 músicas num post para depois votarem nos comentários? É que não só a parte do grafismo deixa de ser irrelevante, como deixa de fazer sentido termos países. Falo pelo meu país, mas acredito que seja o caso de outros países também, Kalervo não é só as músicas que mando. Gosto de seguir uma certa identidade gráfica, não só associada à bandeira que fiz, como também às músicas que mando. Ter essa identidade gráfica é muito diferente que fazer um post no FB a dizer:

"Kalervo: Final Nacional
    Música 1 - X
    Música 2 - Y
    Música 3 - Z
    Recap - *link*"

Além disso, ser direto não significa necessariamente ser melhor. Se o NSC passa a ser no FB, deixa de haver uma necessidade para fazer grafismos não só da final nacional, como de tudo o resto. Ninguém vai a um fórum apenas para ver o grafismo de uma edição, nem ninguém se vai dar ao trabalho de fazer um grafismo para algo que já não existe, o que leva à parte mais antecipada de qualquer concurso deste género: os resultados finais. Se há uma coisa que sempre gostei no NSC foi o grafismos bem elaborados dos resultados finais quando certos países organizam. Gosto de ver os scoreboards, de esperar pelos scoreboards, dá uma sensação diferente de todos os grupos de FB do género. Se havia coisa que não gostava era no final de uma edição ver um link para as votações finais e fim. Dava uma sensação de "estou-me a cagar para isto, tomem lá os resultados, parabéns ao vencedor". Há a opção de fazer um vídeo, mas, falando por mim, eu não vou ver um vídeo de 10 minutos quando posso logo ir ao final, ver o vencedor e o lugar em que fiquei e esperar pelas grelhas dos votos. Isto tudo para dizer que no FB simplesmente não dá para fazer os scoreboards e esperar por eles. Vai-se criar um post para cada scoreboard? No final da edição se quisesse ver uma coisa do início desta passava 15 minutos a fazer scroll down. Vai-se criar um álbum? Seria igual aos vídeos, via-se primeiro o último e depois é que se analisa melhor o resto. Vamos colocar um link para os resultados naquele site? Woah.

Bem, em jeito de conclusão, não é o NSC ser aqui que é o problema. Não é um ponto fraco, pelo contrário, é um ponto forte. Há uma noção de identidade em certos países que seria impossível de manter no Facebook. Seria tudo igual, a noção de país perdia-se (sim, porque país no NSC para mim não é apenas um nome que me apeteceu colocar há uns anos, é uma identidade que passa das músicas a tudo o que faço a respeito do país). 

Além disso, problemas como os votos por amizade ou o facto de já não se insistir tanto em mandar músicas que não sejam a 371836172ª presença da Sia aqui porque simplesmente não vale a pena (até porque ninguém vai apostar em algo diferente para ficar nos últimos lugares) iriam continuar. Esses sim, levaram algumas pessoas a ir embora. E não, isto não é um apelo a trazerem músicas alternativas. É um apelo a deixarem tanto de trazerem as músicas que acham que ficam em 1º lugar em vez daquelas que realmente gostam. E sim, até podem gostar da música X da Sia, mas acho (principalmente aqueles que já cá andam há mais tempo) que todos sabem àquilo que realmente me refiro. O NSC deixou de ser aquele espaço onde existiam alguns países com uma identidade que cumpriam à regra e passou a ser um espaço onde uma parte considerável das pessoas correm à música mais popular do mês. E o pior é que, para além disso, são raras as edições em que vemos um país novo a organizar, ou um país que tenha organizado um vez. Não vai ser o Facebook que vai resolver isso, não vai ser ser o Facebook que vai impedir os votos por amizade ou que países ganhem 3 ou 4 vezes num espaço de 10 edições porque, nalguns casos, apostaram na música que garantidamente lhes iria dar um grande resultado. O fórum é o menor dos problemas, muito menos foi a razão pelo qual muitas pessoas saíram.

E atenção, não estou a criticar as escolhas de ninguém, ou os gostos musicais de ninguém. Não quero saber se levam a Taylor Swift em vez da banda mais alternativa de sempre, nem foi isso que coloquei em causa. O que estou a criticar é o vale tudo pela vitória fácil e a cada vez mais notória sensação, criada por todos nós de certa forma, de que basta levar a cantora X ou Y para se obter uma vitória (ou não, porque isso às vezes também depende do país que leva a cantora X ou Y), de que já não vale a pena mandar algo completamente novo, ou porque fica na final nacional, ou porque na final fica nos bottom 5. Mas isso não são problemas novos, não são problemas que não tenhamos referido para alguém anteriormente. O problema é que enquanto houve pessoal ninguém quis saber. Agora que não há pessoal, e sinceramente duvido que volte a haver até porque também se mistura a vida pessoal também, esses problemas tornaram-se fatais e não vai ser uma mudança de local (ou até mesmo de atitudes) que vai mudar isso.
    Filip
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR

Mensagem por Filip em Dom Out 01 2017, 10:49

Obrigado pela tua opinião, Ruben. Quanto à ideia do facebook, está visto que não vai avançar, pois ninguém até agora parece concordar e até eu próprio acima referi que não me sentia totalmente confortável com a proposta. Também prefiro, sem dúvidas, continuar por aqui. No entanto, há que agradecer ao Rafa por ter tido a iniciativa de sugerir alguma coisa, mesmo que não tenha pernas para avançar.

Quanto ao que escreveste sobre as músicas...

Se formos ver, desde o NSC 1 que a maior parte das músicas vencedoras são "músicas do momento". É inevitável. Vai ser sempre assim, só deixaria de ser se restassem apenas neste fórum os ditos "alternativos", nos quais também me coloco - mas até eu próprio, em grande parte das vezes, voto muito nas canções que são mais disputadas e também muitas vezes vou atrás delas. Este assunto ainda podia desenrolar por muito mais páginas, até podia meter aqui as declarações do Salvador Sobral sobre as músicas fast food lol, mas não vale a pena. O que quero dizer é que essa coisa de irem todos atrás dessa tal música ou dessas músicas é uma coisa que existe no NSC desde sempre, que nunca vai deixar de existir e que muito sinceramente não acredito que seja o grande problema que deitou isto abaixo. E como se separa o "ir atrás da música porque quero ficar em 1º" ou o "ir atrás da música porque realmente gosto dela e estou viciado e quero-a na minha final?". É muito complicado. Mas competitividade sempre existiu, disputa pela música do mês também, desde que o NSC existia apenas como apêndice do extinto fórum do EscPortugal. Será sempre assim.

No entanto, para combater essa previsibilidade, é importante (e eu digo isto há muitos anos) que se continue a apostar em coisas mais desconhecidas, porque uma das características mais importantes deste concurso sempre foi a descoberta musical - e acho que apesar de tudo ainda continua a existir. Mesmo sem muitos participantes, descobri este mês diversas músicas que de outra maneira não ia descobrir. As músicas do momento estão sempre lá, vão ficar sempre ou quase sempre bem, mas também há lugar para as outras, e até acho que elas neste espaço têm a sua devida atenção, mesmo que não fiquem bem, agradam sempre a alguém - Por exemplo, para mim, a música da edição 122 veio de Kalervo - a do Michl. E nem sequer ao SC foi. Mas isso não lhe tirou valor nenhum e só posso agradecer por a ter descoberto, assim como sei que por exemplo o Miguel a adorou e provavelmente também a ouviu bastante depois disso. E sei lá, a final de Fargaeivo deste edição deu-me a conhecer 3 músicas que foram diretas para a minha playlist. Até podem ficar mal classificadas aqui, mas já valeu a pena ele as ter trazido - da mesma maneira que acredito que muitas vezes vocês descobrem músicas em Sunnyland que de outra maneira não conseguiam achar.

Isto é um bocado como a Eurovisão (ou não fosse este concurso inspirado nela). A Suécia também tenta sempre a fórmula do Europop e consegue ficar quase sempre bem - podemos usar a Suécia como exemplo para os países do NSC que tentam constantemente as tais músicas de sucesso. Por outro lado, países como a Letónia e Hungria, por exemplo, apostam em coisas mais alternativas e todos os anos apresentam algo diferente - por vezes resulta muito bem (Letónia 2015 e Hungria 2017 são dois exemplos disso), como outras vezes não funciona da melhor maneira e acabam fora da Final ou no bottom. Também nos aborrece ver sempre o mesmo estilo por parte da Suécia e dos países que tentam imitá-la, e notar que a Eurovisão está cada vez mais comercial, mas temos sempre um lado alternativo e diferente todos os anos que ajuda a contrastar com isso. No NSC acontece precisamente a mesma coisa. No final de contas, há sempre uma ou mais músicas do género nos lugares cimeiros, mesmo que em  1º esteja sempre a tal comercial. No ESC dou esses dois exemplos recentes, no NSC dou o exemplo de Fargaeivo com os Highasakite, uma música que foge a todo o tipo de "fórmulas de sucesso" que há neste fórum e conseguiu uma excelente classificação há 2 edições atrás. Para concluir isto das músicas e da vitória fácil - Existe, sim, mas não compromete o concurso da maneira que tu disseste, não foi a causa de tanta gente ter ido embora e acaba sempre por ter um certo equilíbrio por culpa de muitos países que ainda resistem e que gostam de apostar em coisas mais originais.

Em relação às vitórias seguidas - no concurso perfeito vencia sempre um país diferente todas as edições e isto andava mais equilibrado. Mas é muito difícil controlar isso, ainda para mais quando um concurso se reduz a apenas 20 participantes. Não sei como podemos ir contra isso, mas também não é um "problema" de agora. Já vem do tempo dos dinossauros.
    RFonseca
    Membro de Bronze
    Membro de Bronze

Mensagem por RFonseca em Dom Out 01 2017, 12:31

Não digo o contrário, aliás, sempre houve países que apostaram em músicas do momento e países que apostaram em coisas mais alternativas, em que se descubram novos artistas e novas músicas. Como disse, não estou a criticar os gostos ou as escolhas musicais de ninguém. Eu próprio já votei muitas vezes na Sia ou na tal música do momento. No entanto, com a saída de alguns países, esse fator de imprevisibilidade saiu com ele. Não há grande margem de manobra para sair um resultado imprevisível porque bastam apenas uns 3 ou 4 doze pontos para uma pessoa ficar no top5. É mais nisso que me refiro. Com a saída de uma boa parte dos paises, apostar em músicas mais alternativas raramente resulta, porque ou morrem logo nas finais nacionais porque 3 ou 4 decidiram-lhe dar uns 12 ou 13 pontos (caso, por exemplo, do Michl e até mesmo da música "Echo" do HUNTAR) e, devido à fraca aderência, é muito difícil depois recuperar, ou então no NSC/SC ficam no meio/fim da tabela porque 12 pontos é agora suficiente para subires imenso na tabela. Recordo-me agora dos SYML de Snow's Landing. Se tivesse participado, era altamente provável (para não dizer certo) que "Fear of the Water" levasse os meus 12 pontos neste último SC. Isso levaria a que ele passasse de 7º para 5º ou até possivelmente 4º, dependendo dos pontos que desse aos restantes. Num concurso com 11, ficar em 4º é uma diferença considerável do que ficar em 7º. 

Tudo isto para dizer que não é as escolhas musicais em si que é o problema. Se alguém prefere pop mainstream, quem sou eu para dizer que não? Ou se prefere até mesmo lutar pelo 1º lugar levando sempre músicas do momento, quem sou eu para dizer que não devia? O problema em si é que, devido ao facto de agora existirem tão poucos países a participarem, uma música do momento que garantidamente vai levar 12 pontos de pelo menos 4 ou 5 pessoas, e depois levar mais uns 10 e 8 pontos dos restantes, vence. Não há margem para o contrário porque já se chegou a um ponto em que votamos em todas as músicas do concurso (caso do último SC) ou em todas menos 2 ou 3.

E isto leva àquilo que realmente levou gente a sair ou gente a sair-se ressentida: os votos por amizade. Sempre houve e sempre haverá nas mentes de alguns. Se os rumores são falsos ou verdadeiros, não me compete também a mim estar aqui a especular. No entanto, é verdade que já os houve, é verdade que, para alguns, continuam a existir (seja isso verdade ou não, até porque poderiam perfeitamente acusar-me de estar a dar pontos a Snow's Landing à descarada, de tantos 12s que lhe dou xD) e é verdade que isso levou muitos a irem embora. O problema é que se um ficava ressentido e saía, haviam sempre novas entradas para colmatar a saída de alguns países e o NSC continuava. Agora não. Saíram vários, por diversas razões, e deixaram de entrar países. Isso sim, matou o NSC. Não estou a acusar ninguém, não quero sequer acusar alguém, muito menos estou a dizer que existe de facto um esquema para alguns vencerem, mas é inegável dizer o contrário, que muitos não saíram por causa de pensarem que existe ou pelo facto de acharem que existe um esquema de troca de pontos entre alguns países e que isso leva a que, depois, sejam quase sempre os mesmos a ganharem.

No final, a meu ver, tudo se resume ao facto de já não haver gente a entrar. Problemas que eram menores, como as tais trocas de pontos ou os 20s nas finais nacionais que depois se transformam em 0 pontos no NSC, eram deixados para 2º plano porque havia margem de manobra para que os restantes votassem de forma justa e obtinha-se um resultado mais ou menos justo. Agora, no entanto, com 20 ou menos participantes, deixou de haver essa margem. 12 pontos fazem uma diferença cada vez maior. Até mesmo 10 ou 8 pontos é o suficiente para alguém subir dois ou três lugares na tabela. Esses problemas de 2º plano foram a razão porque isto morreu aos poucos. Se antes entravam pessoas, agora não entra ninguém e aqueles que aqui estavam foram saíndo porque achavam/acham que esses problemas persistiam/persistem, porque de facto viram ou vêem situações em que os tais 20 nas finais nacionais e 0 pontos no NSC acontecem, ou porque um perdeu uma música no sorteio e já não vota nela, ou porque uns votam de forma estratégica para X ou Y ganhar, etc etc... As escolhas de cada um são o mal menor, mas são as escolhas de cada um que, indiretamente, criam uma panóplia de situações que antes eram ignoradas e que agora levaram a que isto morresse por completo.
    Filip
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR

Mensagem por Filip em Dom Out 01 2017, 12:48

Já entendi o teu ponto de vista em relação às músicas do momento. E sim, tens razão, por existirem tão poucos participantes, basta um grupo de 4 ou 5 pessoas adorar uma música para resultar numa vitória garantida. E mesmo em outros casos, tipo Selectia que venceu com os Steps, bastou os votos de um conjunto de países que adorava a música e pontuou o país com 8, 10 ou 12 para a música vencer, e sem querer estar a criticar o gosto de alguém - essa foi para mim das piores vitórias dos últimos tempos, não só porque abomino a música, mas também porque para além desse grupo que a adora, mais ninguém gostava dela, e foi uma vitória muito particular e não uma coisa com quem todos ou a maior parte concordasse.

Quanto à não entrada de países novos, é um problema sério - mas é preciso que entrem pessoas participativas, entusiasmadas e com vontade de fazer coisas, e não só para encher. Desde a entrada de Sublatinni, Erdna, Dorne e Direen (desculpem se me esqueci de algum), que entraram ao mesmo tempo e deram uma nova vida a este fórum, que não temos entrada de pessoas com essas características. Infelizmente, também esse grupo perdeu a pujança e hoje só resiste Erdna e Direen. Agora, encontrá-las é que é muito difícil.

Mas pode ser que a solução esteja aí.
    RFonseca
    Membro de Bronze
    Membro de Bronze

Mensagem por RFonseca em Dom Out 01 2017, 13:16

Sim, a solução passa exatamente por chamar mais pessoas. É mesmo a única opção, ou das poucas opções. Talvez se deva usar o Facebook, não para fazer o NSC, mas como uma plataforma de atrair pessoas ao NSC. Lembro-me, por exemplo, do grupo do NSC. Ninguém usa aquilo e acho que poderia ser uma forma de atrair pessoas novas. Como disse, é a identidade disto, o facto de cada edição ter o seu grafismo próprio, o facto dos países fazerem a sua final nacional da maneira como querem, com a sua identidade, que me atraiu ao NSC e me levou a ficar aqui há quase 4 anos. Talvez haja mais como eu... Acredito que sim. 

No entanto, teve de ser o Jota a falar-me sobre isto para participar, e mesmo no caso dos países que mencionaste, eles descobriram porque falámos nisso. Ninguém deve ter descoberto isto por mero acaso, porque estava aborrecido no Google e escreveu NSC. Portanto, um dos mecanismos que acho que poderiam trazer mais gente é usarmos o Facebook como plataforma para as pessoas descobrirem isto e não para fazer isto. É uma questão de planearmos como...
    Filip
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR

Mensagem por Filip em Dom Out 01 2017, 16:26

@RFonseca escreveu: Ninguém deve ter descoberto isto por mero acaso, porque estava aborrecido no Google e escreveu NSC.

Por acaso o JDiogo sempre disse que foi assim que descobriu ahaha

Mas sim, o Facebook é o sítio ideal para atrair mais pessoas. Vou pensar sobre o assunto e mover a administração a criar um plano de "recrutamento".
    JDiogo
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR

Mensagem por JDiogo em Dom Out 01 2017, 23:52

@Filip escreveu:
    @RFonseca escreveu: Ninguém deve ter descoberto isto por mero acaso, porque estava aborrecido no Google e escreveu NSC.

Por acaso o JDiogo sempre disse que foi assim que descobriu ahaha

Mas sim, o Facebook é o sítio ideal para atrair mais pessoas. Vou pensar sobre o assunto e mover a administração a criar um plano de "recrutamento".

Foi sem querer sim xD

Quanto ao assunto em debate acho que o Facebook deve ser usado como sítio para atraír mais gente. É preciso dinamizar a página de Facebook do fórum e atualiza-la constantemente. Mas não concordo que se deva mudar tudo para lá porque se perderia a essência do NSC. Basta pensar em como (não) funcionariam as finais nacionais.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter Out 16 2018, 13:50